Translate

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sepezinho o Pequeno Guerreiro



Em 07 de fevereiro de 1756, mais precisamente 256 anos atrás, sucumbia às margens da sanga da Bica, afluente do rio Vacacaí, o grande guerreiro guarany Sepé Tiaraju
Naqueles campos da antiga localidade chamada Batovi (hoje município de São Gabriel, RS) ficou enterrada muito da nossa história Missioneira...
Nesta data especial, faço o lançamento do "SEPEZINHO o Pequeno Guerreiro".
Uma pequena homenagem nossa, seus irmãos são-luizenses, exaltando aqueles dias da sua infância por estes campos verdejantes. 
Sepé permaneceu conosco até os dez ou onze anos de idade, até falecimento de seus pais por escarlatina, após isso foi levado pelo padre jesuita Miguel Soto até a redução de São Miguel. 
Lá ele foi especialmente educado (de acordo com promessa do padre Miguel aos seus pais no leito de morte).
Sepé fez-se guerreiro em defesa de seu lar, foi uma barreira viva diante aos invasores e é por isso que todos nós o admiramos.
O objetivo da criação desta pequena estatueta denominada de "SEPEZINHO o Pequeno Guerreiro" é demonstrar, principalmente às crianças, que também temos nossos heróis, não usam capa nem voam, mas  tem a lança e a boleadeira e são luzeiros, orientadores para o caminho das virtudes.
SEPEZINHO foi baseado na minha outra criação "SEPÉ TIARAJU São-luizense e Missioneiro" e está de acordo com a LEI FEDERAL dos Direitos Autorais 9610/98.
Solicito aquele que queira utilizar estas imagens, favor de não se esquecer de colocar os créditos: "Criação: Vinícius Ribeiro escultor"

Logo teremos excelentes novidades sobre Sepezinho.










2 comentários:

akissinlove disse...

Olá, adorei seu blog, será que você poderia participar do meu? http://akissinlife.blogspot.com/ dá uma passadinha lá... Agradeço desde já.. Beijooos mil! :)

Rúbida Rosa disse...

Olá Vinícius!
Meu nome é Erilaine e estou organizando a terceira antologia dos poetas santiaguenses. Estou entrando em contato, pois Laurindo Ramos é um dos homenageados nesse livro e tenho pouquíssimo material sobre ele. Encontrei em seu blog alguns prints de poemas do autor... Poderia me fornecer mais alguma coisa? Meu e-mail é galega.perez@gmail.com.
Se puder ajudar-me, ficarei grata.