Translate

quinta-feira, 9 de abril de 2009

São Luiz Gonzaga e a Coluna Prestes - Uma pazada de terra por cima da história























                                                                                                                                                                                                             


A Coluna nasceu Missioneira!!

Cultura e história são produtos cobiçados no mundo, a cada ano aumenta assombrosamente o número de pessoas que procuram no turismo histórico e cultural uma forma de preencherem a sede de conhecimento. 

A cidade que tem algo relevante no tocante a esses assuntos tem um grande tesouro nas mãos...
Uma pá de terra não pode soterrar a história.
Um dos maiores estrategista militar da história, Luiz Carlos Prestes, começou sua brilhante epopeia aqui nesse solo missioneiro, após sair da guarnição de Santo Ângelo, onde servia, veio para cá juntamente com poucos soldados, para  São Luiz Gonzaga, uniram-se com os revoltosos daqui e com centenas de toda região; aqui permaneceram por dois meses, aguardando municiamento do Paraná(que não veio), a fim de iniciarem viagem a Foz de Iguaçu,ao encontro de outros companheiros. 

Durante aqueles meses, a cidade ficou isolada; apesar de certa normalidade e o respeito por parte dos revoltosos, o clima era tenso entre os civis, o comércio com outras cidades ficou impossibilitado e a rebelião adquiria produtos em troca de notas promissórias para serem pagas após a revolução. 
Nessa situação destacou-se a figura de Monsenhor Wolski e um grupo de senhoras, que em silêncio faziam suas orações e promessas... 
Pediam a Paz entre os irmãos, para que não existisse aqui o confronto com as tropas legalistas, que eram dez vezes maiores.
Nasce a luz do gênio estrategista que milagrosamente rompe o afamado e divulgado na imprensa nacional "Anel de ferro" das forças governamentais (tinha por meta massacrar os revoltosos aqui na região missioneira). 
Quando aqui chegaram as tropas federais, nada encontraram a não ser o monsenhor, juntamente com o grupo de senhoras recolhendo as primeiras pedras para a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, fruto da fervorosa promessa...
Daqui de São Luiz Gonzaga é que realmente saiu a Coluna! 

Foi daqui que saíram os revoltosos em formato verdadeiro de coluna:  
com centro, vanguarda, flancos e retaguarda, nessa formação fantástica percorreram mais de 25 mil km a cavalo, combatendo e derrotando inúmeros generais, entraram para a história, e o mérito disso se deve a genialidade de seu comandante.

Nas fotos acima: 
Estatueta que fiz chamada "Reflexões em marcha" que se encontra na Galeria Histórica de São Luiz Gonzaga e homenageia esse feito gigantesco. 
Nela coloquei Prestes ornamentado com as suas maiores armas: mapas geográficos nos alforjes.
 



Aqui ao lado, há um texto em anexo, com o título: São Luiz e a Coluna Prestes, que fixei na estatueta em placa de aço, vale a pena ler!



 






Finalizando, estão fotos da gruta e da estátua em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, fruto da promessa...
É um local de orações, de pedidos e agradecimentos, onde muitas graças foram alcançadas; hoje há uma igreja de pedra em anexo a gruta, merece ser visitada!
É um local impregnado de energias positivas, acumuladas nesses mais de oitenta anos de fé.









Um comentário:

Sophie disse...

Bom, sou mais uma são-luizense que se perdeu no mundo. Tenho certeza de que tudo que vi nesta terra forjou parte importante e indissociável de minha consciência.

Cisane Almeida, graduanda em História, UNILASALLE, Canoas.