Translate

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Jayme e os banheiros químicos




Mais uma vez o jornal Correio do Povo publicou oportuna matéria sobre o abandono da estátua do nosso pajador maior Jayme Caetano Braun, localizada no Parque da Harmonia, local onde ocorre todos anos no mês de setembro, o Acampamento Farroupilha.
Leia a matéria na foto em anexo, vale a pena!
A minha única alegria é saber que ao menos neste ano a obra não ficou ao lado dos banheiros químicos, como vinha acontecendo em outras edições do mês Farroupilha.
Neste ano ela ficou de "Frente para os Fundos"...
Clique aqui e veja informações sobre essa escultura:  http://viniciusribeiroescultor.blogspot.com.br/2007/09/blog-post_7549.html

Coincidências da vida:
A escultura que falo não é a homenagem existente aqui em São Luiz Gonzaga, mas sim a primeira que fiz do mestre Jayme Caetano Braun, localiza-se lá em Porto Alegre e foi inaugurada em 02 de Dezembro de 2006. 
A diferença é que a de Porto Alegre têm dois metros e pesa 900 kg e a de São Luiz têm seis metros e pesa nove toneladas.
A coincidência tenebrosa é que a de lá está no abandono e no escuro e a daqui também...

Poucos dias antes dos festivos Farroupilhas deste ano, recebi pedido de autorização para "restaurar" a obra existente no Parque Harmonia. 
Agradeci a boa intenção da desconhecida pessoa em questão, não autorizei e comuniquei ao mesmo que aguardo ansioso para realizar essa restauração há mais de quatro anos; para isso espero a mudança do local!!
Quero fazer melhorias nela.
É a minha versão para homenagear Jayme Caetano Braun na capital.
Ela representa um símbolo da poesia e das tradições do Rio Grande do Sul e merece melhor atenção na cidade de Porto Alegre.

Abaixo fotos tiradas neste setembro de 2013. Via Sávio Moura. Para melhor visualização abrir em nova aba.



 Obs: Veja aqui informações sobre o Monumento ao Payador em São Luiz Gonzaga: 
http://viniciusribeiroescultor.blogspot.com.br/2007/09/blog-post_7622.html

Nenhum comentário: