Translate

terça-feira, 1 de maio de 2012

Um CARINGI não catalogado

  Estive, semana passada, em Alegrete-RS.
A trabalho; em reuniões sobre a grande obra que inauguraremos em 19 de setembro de 2012, chamada: "RUY RAMOS o Tribuno do Rio Grande".

Caminhando pela belíssima praça central, fotografando e admirando seus preciosos monumentos e esculturas, deparei-me com uma obra encantadora.

Algo nela chamou minha atenção.

Um brilho próprio, que vêm dos grandes mestres...

Dito e feito!

Quando li o nome do autor foi grande minha alegria:
Antonio Caringi!

O mestre do Laçador e de tantas outras obras.


 
Acredito que a surpresa não foi somente minha, pois daqueles com quem conversei, ninguém sabia da autoria da obra...
A obra é conhecida e querida por todos Alegretenses como "Monumento às Mães".
Representa a mãe carinhosa e protetora amparando o filho nos seus primeiros passos.
Essa obra tem um valor sentimental imenso para a comunidade(observei isso); a partir de agora, de acordo com o dinâmico prefeito Erasmo Guterres da Silva,  passará também a ter um valor TURÍSTICO/CULTURAL.
São poucas as praças que possuem símbolos escultóricos dessa magnitude.
Alegrete ao divulgar essa obra como autoria do mestre Caringi, transformará ela em excelente atrativo turístico!
Estará repartindo uma das coisas que mais nobre podemos repartir: CULTURA.
Parabéns ao município pelas suas várias obras de artes espalhadas pela cidade.


                

















Obs: Veja os detalhes da aliança da mão esquerda e o brinco.


Um comentário:

veve disse...

Olá Vinícius!Tenho acompanhado seu blog a alguns meses já...não tinha visto esse post. Você sabia que existe outra estátua do Caringi idêntica a essa em Pelotas! Gostaria de manter contato com vc, estou fazendo uma pesquisa sobre artistas plásticos das missões e acho q poderemos trocar figurinhas...meu email é b.eveline@gmail.com

Parabéns por seu trabalho e dedicação a Arte!