Translate

sábado, 7 de agosto de 2010

O Rei das Gaitas















Estive, semana passada, na terra da Xuxa, no mundo encantado dos baixinhos, revendo aquela que por dois anos também foi minha terra.
Morei em 1979 e 1980.
Período extremamente marcante para nossa família, de um lado pelas inúmeras festas que lá fomos, e a quantidade de amigos que fizemos; e por outro lado a perda de nossa irmã (aos 16 anos)em acidente automobilístico.
Sempre é bom rever Santa Rosa.
Desta vez, a trabalho,em missão secreta(ainda não possível revelar).
Depois, amadrinhado pelo grande amigo Leusin, fui visitar o quartel general do presidente do grupo Os Quarteadores, Laerte Ribeiro.
Os Quartedores é um grupo de fomentadores da arte e cultura gauchesca, anualmente reúnem-se para participarem do evento magno do grupo: A Quarteada; que consiste em festival gauchesco de músicas inéditas, produzidas no dia do evento com tema escolhido por sorteio. 
Este ano coube a mim produzir os troféus(vide foto).
Na casa do Laerte Ribeiro, funciona seu local de trabalho: conserto, reforma de gaitas, sanfonas, acordeons, bandoneons e tudo que tiver foles
Uma profissão rara na qual Laerte, exerce com maestria. 
Procurado pelos maiores músicos do estado, Laerte é como aquele médico especialista que consegue solucionar qualquer caso.
O seu domínio do instrumento vem desde a época que ele, juntamente com Gaúcho da Fronteira, Adair de Freitas, Nelson Cardoso, e seu irmão Calico Ribeiro, foram fundadores do grupo os Vaqueanos.
Natural da minha cidade do coração: Santana do Livramento(onde morei quase sete anos, na Fronteira da Paz), Laerte consegue com seu trabalho, manter viva a história da musicalidade gaúcha.
Revitalizados, esses instrumentos continuarão levando ao mundo as alegrias e mensagens dos nossos artistas.

Nenhum comentário: