Translate

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

RELEASE e Currículo Artístico



RELEASE:



 
             
 Vinícius Ribeiro escultor, natural de São Luiz Gonzaga, região das Missões, noroeste do Rio Grande do Sul, teve seu primeiro contato com o mundo das artes na infância, ao vislumbrar as antigas enciclopédias; nelas conheceu e se encantou com os grandes nomes da escultura mundial.

“Autodidata por necessidade”, como sempre diz, aprendeu o ofício de escultor sozinho, não por glamour, mas pela falta de oportunidade de ter um mestre.

Iniciou sua profissão em maio de 1992. Vivendo e sobrevivendo exclusivamente deste então da nobre arte da escultura.

No início, miniaturas e pequenas estatuetas criativas em resina, a partir de 2005 iniciou a trabalhar com concreto armado e pedra grés, realizando grandes obras em forma de estátuas, bustos e monumentos, espalhados por várias cidades do estado e país. (Vide lista abaixo).

Seu estilo artístico predomina a figura humana, destacando a retratação e também a criação de figuras livres que passam a ser símbolos para as cidades contempladas com sua arte. Desenvolveu também, um estilo ao qual ele audaciosamente chamou de “Realismo Missioneiro” que em suma significa: “Exaltar e Reivindicar o Esplendor das Missões”, neste estilo o escultor pretende através de sua arte, colocar luz à rica história existente nas Missões! Veja aqui do que se trata esse estilo:http://viniciusribeiroescultor.blogspot.com/2009/08/realismo-missioneiro.html

O seu atelier fica localizado na Rua Padre Miguel Fernandez 1221, centro, na sua querida São Luiz Gonzaga.

 Vinícius Ribeiro possui um blog desde 2007, o qual transformou-se em fonte de informações sobre diversos assuntos relacionados à cultura regional e estadual. Caso não conheça, aqui está o endereço: viniciusribeiroescultor.blogspot.com

Possui também desde 2007, um canal no Youtube onde apresenta informações sobre sua obra e entrevistas sobre cultura e turismo. Não conhece? É este aqui: (www.youtube.com/user/viccoescultor)

 

 

 




Currículo Artístico: 

Dados Pessoais:

Nome: Vinícius Ribeiro.

Naturalidade: São Luiz Gonzaga – Missões – Rio Grande do Sul - Brasil


 

Endereço Atelier:

Rua Padre Miguel Fernandez, 1221-Centro

São Luiz Gonzaga – RS CEP: 97800-000

Fone: (55) 3352-5581

E-mail: viniciusescultor@hotmail.com

Site: viniciusescultor.wixsite.com/viniciusescultor

 https://viniciusescultor.wixsite.com/viniciusescultor

Blog:viniciusribeiroescultor.blogspot.com

 

Escolaridade:

Escola Técnica de Contabilidade  Frei Cristóvão (CNEC) Rio Verde de Mato Grosso – MS (segundo Grau Completo)

 

Origem do Conhecimento Escultório:

Escultor como profissão desde 1992.

Autodidata por necessidade e não por escolha.

 

 

Matéria Prima de Trabalho:

         -Concreto armado, Pedra, Bronze e Resina.

 

 

 

Obras de destaque;

Bustos, Estátuas e Monumentos.

-Estátuas:

 

1) Escultura “Sepé Tiaraju São-Luizense e Missioneiro”, feito manualmente em concreto armado com dois metros de altura e 950 kg de peso, localizado em frente à prefeitura de São Luiz Gonzaga. Inaugurada em 19 de abril de 2006.

 

2) Escultura “Jayme Caetano Braun”, feito manualmente em concreto armado com dois metros de altura e 950 kg de peso. Localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Estância da Harmonia) em Porto Alegre -RS.

 

3) Escultura “Protetora das Águas”, feita manualmente em concreto armado com dois metros de altura e 1.200 kg de peso. Localizado na residência do Sr. Olívio Dutra. Inaugurada em 23 de abril de 2011.

 

4) Escultura “Chama Crioula Taquara 2011” feita manualmente em concreto armado com 2,60 metros e 450 kg de peso. Símbolo do evento tradicionalista: ”Chama Crioula” em 2011 na cidade de Taquara-RS. Inaugurada em 20 agosto de 2011.

 

5) Escultura “Justiça Missioneira” feita manualmente em concreto armado com 2metros de altura e 950kg. Localizada em frente ao novo Fórum de São Luiz Gonzaga. Inaugurada em 25 de novembro de 2011.

 

6) Escultura “Ruy Ramos o Tribuno do Rio Grande” feita manualmente em concreto armado com 2metros de altura e 950kg. Localizada na praça central de Alegrete-RS. Inaugurada em 19 de setembro de 2012.

 

7) Escultura “Cacique M’Bororé” símbolo da Raça Charrua feita manualmente em concreto armado com 2metros de altura e 900kg. Localizada na fazenda do cantor gauchesco Mano Lima, interior de São Borja-RS. Inaugurada em 23 de novembro de 2013.

 

8) Escultura “Santa Cecília Padroeira dos Músicos”, feita manualmente em concreto armado com 2metros de altura e 950kg. Localizada na fazenda do cantor gauchesco Mano Lima, interior de São Borja-RS. Inaugurada em 13 junho de 2014.

 

9) Escultura “A Realidade de Dédalo” feita manualmente em concreto armado com montanha como pedestal. Com 7,5 metros de altura. Localizado na Praça Júlio Alves Martins, Chapadão do Sul, MS. Inaugurado em 06 de novembro de 2014.

 

10) Escultura “ Mãe Crioula” feita manualmente em concreto armado, composto de mãe de dois metros de altura de dois filhos junto de fonte, árvore e parede de concreto. Localizada em São Luiz Gonzaga-RS. Inaugurada em 05 de abril de 2016.

11) Escultura “Marie Curie-Uma Rosa em cima da Radioatividade” feita manualmente em concreto armado, com dois metros de altura, para a Embaixada da Polônia, Brasília. Localizada na Residência Oficial do Governo Distrito Federal, Brasília. Inaugurada em 22 novembro de 2017.

 

12) Escultura “São José e seu Menino” feita manualmente em concreto armado com dois metros de altura e nos braços menino Jesus. Localizada na capela São José, Comunidade da Linha 25, cidade de Marau-RS. Inaugurada em 01 de julho de 2018.

 

-Monumentos:

 

1) Monumento ao Pajador Jayme Caetano Braun, feito manualmente em concreto armado com seis metros de altura e nove toneladas de peso. Localizado no trevo de São Luiz Gonzaga-RS.

2) Monumento ao Pioneiro e Fundador de Chapadão do Sul, Júlio Alves Martins, feito manualmente em concreto armado com três metros de altura e duas toneladas de peso. Localizado na Praça Central em Chapadão do Sul-MS.

3) Monumento ao músico Noel Guarany feito manualmente em concreto armado com quatro metros de altura e cinco toneladas de peso. Localizada na praça de entrada cidade de Bossoroca, RS. Inaugurada em 07 de novembro de 2015.

4) Monumento ao músico Mano Lima, feito manualmente em concreto armado com 2,70 metros. Localizado na praça central da cidade de Maçambará-RS. Inaugurada em 21 de outubro de 2016.

5) Monumento ao Frei Franciscano Adelar Primo Rigo, feito manualmente em concreto armado com 3,70 metros, pesando 4,5 toneladas. Localizado na rua dos Padres Capuchinhos centro da cidade de Marau-RS. Inaugurada em 19 novembro de 2017.

6) Monumento São Miguel Arcanjo, Monumento feito manualmente em concreto armado. Representando a figura do guardião São Miguel! Com 3,70 metros. E pesando aproximadamente três toneladas. Inaugurada em 29 de setembro de 2019.

7) Monumento ao músico Cenair Maicá, monumento feito manualmente em concreto armado com quatro metros de altura e cinco toneladas de peso. Localizada em São Miguel das Missões, RS. Até o momento ainda não inaugurada. Entregue em fevereiro de 2021.

 

-Bustos:

 

1) Busto em resina soldado histórico “Dragões do Rio Grande 1737”, 4º RCB-SLG. Inaugurado em 2002.

 

 

2) Busto de “Guilherme Sommer” feito em concreto armado. Tamanho natural. Localizado na cidade de Pirapó-RS. Inaugurado em 15 de novembro de 2003.

 

3) Busto do “Expedicionário Jacob Zermianni” feito em concreto armado. Tamanho natural. Localizado na cidade de Ibirama-SC. Inaugurado em outubro de 2008.

 

 

4) Busto de “Monsenhor Wolski” feito em concreto armado. Tamanho maior que o natural. Localizado na praça central da cidade de Roque Gonzales-RS. Inaugurada em abril de 2007.

 

5) Busto de “Manoel Marchetti” feito em Bronze. Tamanho maior que o natural. Localizado na praça da cidade de Ibirama-SC. Inaugurado em 15 de maio de 2011.

 

6) Busto de “Manoel Marchetti” feito em concreto armado. Tamanho maior que o natural. Localizado nas indústrias Marchetti. Ibirama-SC. Inaugurado em fevereiro de 2012.

 

7) Busto de “Julio Alves Martins” feito em concreto armado. Tamanho dobro que o natural. Localizado no CTG Cultivando a Tradição cidade de Chapadão do Sul, MS.

 

8) Busto de “Mãe Jane de Oxum” feito em concreto armado. Tamanho maior que o natural. Localizado na Sociedade Beneficente Cultural Reino de Oxalá e Oxum, av. Veiga 590, bairro Cel. Aparício Borges, porto Alegre- RS. Inaugurado em 01 setembro de 2016.

 

9) Busto de “Pai Gilberto de Iansã” feito em concreto armado. Tamanho maior que o natural. Localizado na Associação Beneficente Ylê Axé Yiá Omi Ati Oyin, Bairro Saúde Novo, rua das Quaresmeiras, 244 Novo Hamburgo, RS. Inaugurado em maio de 2019.

 

10) Busto de “César Oliveira de Oliveira” feito em concreto armado. Tamanho maior que o natural. Para cidade de Rio Grande, RS. 2021.

 

 

 

Eventos que participou:

         -Concurso lembrança símbolo da cidade, 1993 – SLG.

-XI Mostra da Arte Missioneira Internacional 1995 – SLG.

-XIII Mostra da Arte Missioneira Internacional 1997 – SLG.

-Primeira Mostra Folclórica, 2000 – SLG.

-Curso de qualificação artesanal - SEBRAE, 2001 – São Miguel das Missões.

-Palestrante do curso teórico prático no projeto da URI (Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões) Com o tema: “São Luiz Gonzaga: Um olhar sobre os valores culturais inseridos nas práticas educativas das escolas municipais”. 2002 – SLG.

-Profissional do Ano 2002 – Melhor Artesão – Revista MG Magazine, SLG.

-IV Fórum de artesanato, FGTAS, 2002 – SLG.

-Salão Gaúcho de Turismo – Expositor secção Missões Nº 132, POA.

-V Fórum de artesanato, FGTAS – SEBRAE – ACI, 2003 – SLG.

-Curso de qualificação artesanal – SEBRAE, 2004 – SLG.

-Secretário do Centro de Criatividade São-luizense 2003/2004. Sócio desde 1992.

-Participante e colaborador no: “1º Café com Arte” (2002).

-Participante e colaborador no: “2º Café com Arte” (2004).

-Co-fundador da Galeria Histórica de São Luiz Gonzaga (de artes) em 2002.

-Expositor no: “1º Missões em Arte- SLG” em 2003.

-Expositor no: “2º Missões em Arte- SLG” em 2005. 

-Co-fundador do Atelier de Artes Los Libres.(2004).

-Co-responsável pela: “lª Mostra de Artes do Atelier Los Libres em 2005.

-Co-responsável pela: “2ª Mostra de Artes do Atelier Los Libres em 2006. ”

-Profissional do ano 2006-Melhor artesão-conforme enquete em SLG

-Profissionais do Ano 2007- Melhor artesão-

-Profissionais do ano 2008-Melhor artista plástico e artesão.

 

-Palestrante convidado do curso de história no projeto da URI (Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões), na Sala Ana Petrona Com o tema: “A Arte atual em São Luiz Gonzaga”. Em 2010.

 

-Participante e organizador do 1º Encontro de Artistas Plásticos no Cerro da Bela Vista-Timbaúva, realizado em 21 de fevereiro de 2009.

 

-Participante e organizador do 2º Encontro de Artistas Plásticos no Cerro da Bela Vista-Timbaúva, realizado em 17 de julho de 2010.

 

-Participante e organizador do 3º Encontro de Artistas Plásticos no Cerro da Bela Vista-Timbaúva, realizado em 12 de outubro de 2013.

 

 

 

 

PREMIAÇÕES

-Comenda Sepé Tiaraju, lei municipal nº2399 Prefeitura São Luiz Gonzaga, RS,     Recebida em 04/12/2004.

-Profissional do ano 2006-Melhor artesão, conf. enquete em SLG, RS.

-Profissionais do Ano 2007- Melhor artesão- SLG, RS.

-Profissionais do ano 2008-Melhor artista plástico e artesão. SLG, RS.

-Palestrante convidado- curso história da arte- Instituto Histórico e Geográfico São Luiz Gonzaga-2010

-Palestrante 1º EMICULT (Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura) na UNIPAMPA(Universidade Federal do Pampa) em São Borja-RS, com o tema: “A arte e o Realismo Missioneiro de Vinícius Ribeiro!” 20/08/2015.

-Palestrante 2º EMICULT (Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura) na URI(Universidade Regional Integrada) campus São Luiz Gonzaga-RS, com o tema: “A gana Missioneira nas Artes!” em 25/08/2016.

-Menção Honrosa do Instituto Histórico e Geográfico de SLG,RS em 07/11/2019.

-Certificado CADASTUR(gov. Fed.) Prestador Especializado em Segmentos Turísticos em 21/05/2020.

-Prêmio Trajetórias Culturais Sirley Amaro, prêmio que contempla e reconhece aos artistas fazedores de arte no estado RS. Junho de 2021.


Nenhum comentário: