Translate

sábado, 11 de abril de 2009

AUSCHWITZ-BIRKENAU - Do limão uma limonada...















 

O Turismo nos Campos de Concentração!

Motivo de vergonha, com justificativa para ser destruído e soterrado, foi mantido como simbolo de algo para se refletir e não repetir... 
A cada ano cresce assombrosamente o número de visitantes nos campos nazistas de concentração e extermínios existentes no sul da Polônia, campos esses surgidos na 2ª guerra mundial, para onde eram levados prisioneiros: judeus, intelectuais poloneses, comunistas, ciganos, pessoas deficientes e outras minorias não bem vistas pelos ideais equivocados nazistas.
As marcas da desgraça e do horror que impregnaram aqueles campos poderiam ter sido escondidas, mas não, foram propositadamente expostas, como um alerta ao mundo!

Uma chaga aberta contando a história difícil de ser esquecida...
São considerados pela UNESCO, patrimônios da humanidade.
Lógico que esta postagem é sobre Turismo! E o rico turismo na Polônia é muito mais que isso, mas talvez a procura por respostas tenham transformados os campos de concentração em local crescente de visitações. 
Com seus quase um milhão e meio de turistas anuais estão transformando o amargo limão numa limonada.

Só para comparações turísticas: o número de turistas diário em Auschwitz é superior ao de nossa cidade(São Luiz Gonzaga) em um ano.
Que quero dizer com isso??
Que é pouca a nossa história??
Que não tivemos também nosso holocausto???
Não, não é isso que quero dizer...
Tivemos nossa minoria perseguida e massacrada na Guerra Guaranítica!
E nosso holocausto veio em forma de um tratado tétrico e obscuro, chamado Tratado de Madrid, onde inexplicavelmente (até os dias de hoje) duas das maiores potências da época: Portugal e Espanha, massacraram, chacinaram milhares e milhares de cristãos que aqui viviam em Paz, na chamada Utopia Jesuítico/Guarani realizável. 
Fiz um poema sobre esse tema: "Muito mais que simples reduções!" http://viniciusribeiroescultor.blogspot.com.br/2007/10/blog-post_24.html

A diferença nossa para nossos irmãos poloneses é que eles sabem aproveitar a muito tempo sua história repartindo-a com o resto do mundo, fazendo dela símbolo para que a tragédia não se repita e consequentemente fonte de renda local. 
Coisa que nós recém estamos despertando(Felizmente, diga-se de passagem).

Nenhum comentário: