Translate

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A CASA DE PEDRAS e suas histórias.






 



                            Dando sequência na nossa visita a mística Timbaúva, após almoçarmos como reis, fomos visitar a fazenda Casa de Pedras de propriedade do sr. Renato Antunes, vizinho do Markito Moraes.
Essa mesma casa, serviu de capa para o livro:"Pioneiros de Bossoroca" do autor, sr. Ilvo Jorge Bertin Fialho, que conta a história da fazenda e de todas as famílias que formaram a Timbaúva e a Bossoroca; vale a pena ler, é um trabalho fenomenal de pesquisa, o autor entrevistou tudo quanto era tronco velho(pessoas mais velhas) da região, resgatando a história oral daquele povo.
Nos conta o autor em seu livro, de que a casa de pedras foi construida no ano de 1830 e serviu de quartel general aos farroupilhas que estiveram por aquelas bandas; bem antes da casa ser construida(1828), o filho do primeiro proprietário, sr.João Manoel Xavier Pedroso, foi assassinado pelos homens de Frutuoso Rivera, general e caudilho uruguayo(que estavam saqueando a região missioneira), foi estrangulado com sua própria toalha e depois enterrado por familiares naquele cerco de pedra que aparece em frente da casa(veja capa do livro). O cerco de pedras conta um pouco da história daquele local.
Na fazenda, fomos excelentemente recebidos pelo sr. Renato, seu genro e sua filha Tânia. 

Nos mostraram a casa,seus aposentos, o poço feito na laje de pedra(não sei como conseguiram cavar naquele lajedo), sua mangueiras de pedras com as paredes incrivelmentes niveladas, parecendo serem plainadas por uma grande máquina.
Dizia sr. Renato, que quando moço, não era pra qualquer jinete montar na cavalhada dentro da mangueira, qualquer descuido o tombo era certo. O chão é de pura pedra(veja as fotos). Dizia que saltavam faiscas dos cascos em contato com o piso de pedra.

2 comentários:

Unknown disse...

ola eu fiquei feliz em rever essas fotos meu nome e Elizandro ramos filho de Dinarte ferreira ramos eu me criei nessa casa que meus biza vós compraram

Sidney Oliveira disse...

Boa tarde

Onde encontro esse livro, há nele registros dos meus trisavós.